“Eficiência e Mindfulness”

Eficiência e Mindfulness
Qual a relação??
 
Você acredita que podemos usar o máximo de nosso potencial, criatividade e percepção com uma mente dispersa e inundada de pensamentos e emoções?
 
Como explicar que algumas pessoas são bastante eficientes e tem uma mente instável e inquieta? A resposta é:
Imagine se tivessem uma mente estável, serena, presente e focada, o quanto mais poderiam render!
 
Mindfulness – Meditação da Atenção Plena – é uma pratica que desenvolve a capacidade de presença mental, estabilidade emocional e foco, equivalendo a uma “ginastica para o cérebro”, que diminui a ruminação, a confusão mental, a ansiedade e a angustia.
 
Essa “ginastica” possibilita treinar a capacidade de observar os pensamentos e emoções sem envolver-se com eles, aumentando consequentemente a clareza mental, a percepção de si mesmo e de seu entorno.
Mindfulness não é uma prática de relaxamento, embora com a mente menos atormentada por pensamentos, o efeito natural para qualquer um de nós, é um estado de maior bem-estar.
A mente é nosso bem mais precioso, precisamos dela para produzir, criar, relacionar, planejar, decidir, dormir, amar e ser feliz.
 
A neurociência tem feito varias comprovações nas pesquisas sobre o efeito de Mindfulness no cérebro. Uma delas segundo Richard Davidson (Universidade de Wisconsin-Madison), é quanto a menor reatividade ou sensibilidade da amigdala cerebral, elemento chave nos circuitos de stresse e nas respostas automatizadas: “Passa a existir uma conectividade maior entre as áreas pré-frontais que governam a emoção e as áreas da amigdala que reagem ao stresse, resultando em menor reatividade”.
 
Isso ocorre a partir de 8 semanas de prática!
A amigdala cerebral funciona como um “sistema de alarme”, impulsionando uma reação rápida no organismo, ao menor sinal de “ameaça”. Ocorre que a amigdala cerebral não é a estrutura preparada para analisar, refletir e definir ações e sim a córtex pré-frontal. Uma amigdala muito sensível produz uma reação antes que a córtex possa analisar a situação com clareza.
 
Não há como comprovar os resultados acima descritos sem experimentar na pratica, não é possível “saber” o sabor de uma comida apenas porque foi descrita como “deliciosa”.
Se seu objetivo é alcançar eficiência sem stress, relações produtivas e saudáveis, bem-estar físico e mental pode valer a pena o investimento por algumas semanas.
 
Curso “Gestão Emocional e Mindfulness” – 5 (cinco) aulas.
Inicia dia 22 de fevereiro, quinta-feira.
Informações pelo tel: 2493-8066
E-mail:secretaria@berenicekuenerz.com.br
Facebook: Berenice Kuenerz
Berenice Kuenerz
Psicoterapeuta e Coach