“Porque meditar ??”

“A meditação é uma refinada Tecnica de centramento da mente. Desenvolvendo concentração e atenção plena, a meditação torna a mente mais clara, perceptiva e presente em cada momento. A meditação diminui a tendência ao devaneio, a dispersão e o vaguear, possibilitando surgir uma nova capacidade de foco e direção.

É frequente a observação de que tais práticas tornam a pessoa “Zen”, termo aqui usado no sentido de uma pessoa um tanto desligada da realidade. Nada mais equivocado. Os mestres Zen desenvolveram técnicas, tais como o arco e flecha em que o arqueiro adquire tal concentração e capacidade perceptiva que é capaz de acertar o alvo com os olhos vendados. O samurais entram em profundo estado de concentração meditativa, no qual a mente absolutamente presente, viva e atenta, é capaz de perceber a intenção de movimento do adversário antes que ele o faça. Isso demanda absoluta e total presença na realidade do momento.

Nós que possuímos mentes indisciplinadas, que resistem ao nosso próprio comando, pensando e indo onde não queremos, necessitamos dessas práticas milenares. Elas não são apenas para deliciosos momentos Zen, seus resultados refletem-se em nosso dia-a-dia, em todas as áreas de nossa vida.”

Berenice Kuenerz – Psicologia / Coaching #expansão #desenvolvimento#consciencia #mindfulness#berenicekuenerz